05 - Dicas simples para aumentar a vida útil da sua retroescavadeira e ampliar a lucratividade do seu negócio.

05 - Dicas simples para aumentar a vida útil da sua retroescavadeira e ampliar a lucratividade do seu negócio.

 

De olho no filtro de ar


   O filtro de ar é um componente barato e de manutenção simples, que sem dúvida exerce um grande impacto na economia do seu negócio.  Afinal de contas, fluxo de ar comprometido afeta diretamente o desempenho do seu equipamento.
   Então é fundamental trocar o filtro no período especificado, além de ficar de olho e limpá-lo sempre que necessário. Recomenda-se realizar uma inspeção visual no mínimo a cada 50 horas.
 

Óleo do sistema hidráulico


   A eficiência do sistema hidráulico do seu equipamento também pode afetar a lucratividade do seu negócio, de modo que ao funcionar incorretamente, o sistema exigirá mais esforço na realização das tarefas, o que naturalmente resultará na necessidade de mais combustível para alimentar a máquina.
 

Troque o óleo


   Esse aspecto é fundamental na manutenção de qualquer equipamento, e pode interferir muito no consumo de combustível. O equipamento precisa de lubrificação adequada em todos os componentes para diminuir o esforço. Indicamos sempre que fique atendo às especiações técnicas do seu equipamento, efetuando a troca do óleo de acordo com as recomendações do fabricante.
 

Rotação do motor


   Esse é um erro constantemente nas operações, de grante impacto no consumo de recursos. Busque sempre trabalhar com o seu equipamento na rotação indicada pelo fabricante, para o serviço que está sendo realizado. Para operações onde não exige potência total, opere em uma rotação mais baixa ou, se for o caso, procure operar com a máquina de porte mais adequado para aquela situação. A maioria dos equipamentos já são destinados à diferentes operações que as tornam mais versáteis, entretanto, esses recursos devem ser usados adequadamente.
 

Atenção no sistema de injeção


Sem dúvida, problemas na bomba ou unidades injetoras podem ocasionar um grande aumento no consumo de combustível, e consequentemente nos custos de operação, ou outros casos em que o componente da máquina perde desempenho e pode afetar no tempo de operação, atrapalhando a produtividade. Sendo assim, é fundamental ficar atento aos componentes do sistema de injeção verificando-os periodicamente, bem como ficar atendo aos sinais de que o equipamento dá como falta de potência, torque ou falhas no funcionamento do motor