Escolha o tipo certo de óleo lubrificante para seu equipamento usado 

Em dúvida de qual tipo de óleo lubrificante usar em seu equipamento? 


Antes de determinar e comprar o óleo lubrificante para seus equipamentos procure conhecer mais funcionalidade, assim poderá escolher melhor qual óleo deve comprar, garantindo o desempenho e a durabilidade. Confira quais tipos de óleo existente para compra:

Óleo lubrificante mineral;

Basicamente esse é derivado do petróleo cru. Os óleos lubrificantes minerais são feitos através da mistura de hidrocarbonetos e apresentam boa viscosidade. Lubrificantes de base parafínica, como os óleos de engrenagem, esse tipo de óleo resiste melhor às oscilações de temperatura.

Óleo lubrificante sintético;

Esses são produzidos artificialmente, possuem uma boa qualidade no quesito viscosidade e temperatura. Costumam ter aplicações específicas como óleos compressores, engrenagens e redutores. Os sintéticos podem ser feitos de hidrocarbonetos sintéticos, poliolésteres, diésteres, óleo de silicone e poliésteres perfluorados.

Óleo lubrificante semissintético;

Esse tipo mistura óleos naturais aos sintéticos, o que é um excelente custo-benefício às indústrias, visto que os óleos sintéticos são muito caros e economicamente inviáveis, se o objetivo da empresa é economizar.

Afinal de contas qual o significado das siglas da embalagem do óleo?

Acredito que em algum momento você viu em uma embalagem do óleo lubrificante algumas  sigla, como: 15W40, 10W30, 15W30 e, ainda, as especificações SAE. As siglas e os códigos nada mais são que a classificação quanto a sua viscosidade e aplicabilidade. Para cada equipamento usado, há um tipo de óleo adequado.
Formada pela SAE (Society Automotive Enginner), essa sigla classifica os óleos lubrificantes conforme a sua viscosidade e capacidade de lubrificação em determinadas temperaturas. 
As especificações se dão em duas categorias: verão, que exige e inverno (representado pela letra W de winter) que segue um padrão de viscosidade mais leve. Por sua vez, o primeiro número representa a viscosidade do óleo em relação a 0 °C (antes do seu equipamento  ser ligado ou temperatura ambiente) e o segundo em relação a 100 ºC (equipamento em movimento).
Nesse exemplo um óleo SAE 15W 40 podemos dizer que:
15 – A viscosidade é de 15m²/s a uma temperatura de 0 ºC ate o momento em que se dá o acionamento do equipamento.
W - Significa em baixas temperaturas
40 - A viscosidade é de 40m²/s a uma temperatura de 100 ºC, quando o motor já está em pleno funcionamento. 
Assim, um óleo SAE 10W30 é mais fino que um SAE 15W40.  

Mas qual o óleo correto para o meu equipamento usado?


Sempre indicamos que antes de sair colocando um lubrificando no seu equipamento usado, avaliar os seguintes pontos: aspectos técnicos e aspectos financeiros. Mas calma não é tão complicado assim. 

Aspectos técnicos

A regra é sempre avaliar os tipos de óleo com base na preocupação com a segurança e qualidade que ele oferece. Esse é um ponto que requer muita atenção porque estamos falando de um padrão mínimo de qualidade de referência para seu equipamento. Em resumo, esse aspecto garante manutenção mínima dos equipamentos usados e maior tempo de vida de cada um.

Aspectos financeiros

Nesse caso o proprietário busca um equilíbrio entre o valor do óleo e seu benefício para o equipamento. Algo que é sempre um desafio para todo proprietário de equipamentos usados, optar por um planejamento mais econômico e estratégico para seu maquinário, porém abrindo mão dos padrões mínimos de qualidade e segurança.
Mesmo que a escolha seja essa opção, devem-se levar em conta os aspectos técnicos também, buscando a melhor opção para vida útil do seu equipamento usado.

Seja qual for o seu equipamento, ou maquina, sempre vai precisar de um cuidado especial, para que funcione corretamente e por muito tempo. Uma vez que suas funções são múltiplas, os maquinários usados precisam de óleo lubrificante. 
Sempre indicamos que procure informações com o fabricante do seu equipamento ou com empresas especializadas. Nossa empresa esta há quase duas décadas fazendo manutenção no seguimento de trens de força. Se você tem duvida pode entrar em contato com um de nossos especialistas em um de nossos canais: 

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