Rolamento o que é?

Segundo o dicionário Aurélio:
Peça ou mecanismo utilizado para guiar um movimento de rotação, a fim de reduzir o atrito de deslizamento e diminuir as perdas de energia: rolamento de esferas, de agulhas etc.
A sua fabricação Segue padrões, principalmente com medidas controladas e materiais de alta resistência. Como, liga de metais utilizando aço combinado com crómio ou aço inox.
 
Em sua maioria, os rolamentos consistem em um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes sendo esses de esferas ou rolos e uma gaiola. Esses componentes são desenvolvidos para suportar cargas axiais ou radiais, reduzindo o esforço ou força de movimento em outro componente.
Sua aplicação é vasta dentro de componentes como transmissões e eixos diferenciais. Sendo assim, podemos encontrar:

•             Rolamentos para uso automotivo: rolamento do alternador, rolamento de roda, rolamento de caixa de direção ou rolamento da embreagem;

•             Rolamentos de uso industrial: principalmente máquinas, motores e ferramentas;

•             Rolamento para uso esportivo: como rolamento de bicicleta e rolamento para Skate (conhecido como Rolamento Red bones).
 

Quais os tipos de rolamentos e suas aplicações?

Os tipos de rolamentos mais utilizados no mercado, de modo geral estão:
•             Rolamentos Axiais;
•             Rolamentos Radiais;
•             Rolamento de esferas com uma ou mais carreiras e de contato angular;
•             Rolamento de rolos: como cilíndricos, uma ou mais carreiras, cônicos e de agulhas;
•             Rolamentos auto compensadores que é a mistura de rolos e de esferas.
 

Como escolher o rolamento certo?

Listamos aqui 8 itens que são os mais importante para escolher um rolamento certo para a sua transmissão e eixo direcional:

1.            Cargas atuantes (axial ou radial);
2.            Velocidade de funcionamento;
3.            Temperatura de trabalho;
4.            Espaço disponível;
5.            Folga interna;
6.            Atrito;
7.            Alinhamento e desalinhamento do eixo;
8.            Tipo de precisão.


Portanto, fique atento a esses pontos por que atualmente há no mercado rolamentos para determinadas aplicações e solicitações específicas. Saber quais são elas, fará com que a escolha do rolamento seja mais assertiva e traga o resultado de performance desejado.

 

O lubrificante é importante em um rolamento?

Respondendo de cara, o lubrificante é muito importante para um rolamento. Para que o trabalho de um rolamento seja adequado sem dúvida é necessário que seja lubrificado evitando o contato metálico direto entre as esferas, rolos, gaiolas e pistas. Outra função do lubrificante é para prevenir desgastes e proteger a superfície contra ferrugem.

Como aumentar a vida útil do rolamento:
Uma das formas de aumentar a vida útil do rolamento é fazer uma manutenção preditiva e sempre monitorar.

•             Baixo nível de lubrificante:
Se o rolamento estiver com o nível muito baixo de lubrificantes, pode causar um atrito excessivo fora do comum entre os componentes do rolamento.

•             Folga interna excessiva no rolamento:
Usar molas ou arruelas onduladas que forneçam a carga axial adequada e mantenham os corpos rolantes carregados o tempo todo.

•             Amassados nas pistas:
Sempre se certificar se na montagem do rolamento não entraram nenhum corpo estanho e/ou se alguma força chegou a amaçar uma das pistas atrapalhando o seu funcionamento.
 

Em resumo

Não seria possível apresentar todas as informações sobre aplicações dos rolamentos. Para isso seria necessário ter todas as variáveis do projeto.
Portanto, em algumas situações de alta complexidade técnica um rolamento, é aconselhável consultar um especialista. Assim, sua compra será mais assertiva.
Por esta razão, a Equip Transmissões especializada em manutenção de Transmissões Automáticas e Eixo diferencial, trabalhando sempre em parceria com seus clientes para que tenham mais eficiência e redução de custos, trazendo soluções viáveis.
 

x

Olá
Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp